Aplicativos são aliados no gerenciamento de obras e evitam desperdícios

26/10/2016
Compartilhe esta notícia          

Utilizados em celulares ou tablets, os aplicativos já se tornaram parte do kit dos engenheiros e gestores na construção civil. Entre os principais benefícios oferecidos estão a melhoria na comunicação e a racionalização do uso de materiais.

Um estudo da USP concluiu que o desperdício em uma obra pode chegar a 28% e outra pesquisa da Inglaterra revelou que, em média, as obras de lá já chegaram a custar 30% a mais que o orçamento em decorrência da insuficiência na comunicação. Para superar esses desafios, o uso dos aplicativos (apps) têm se mostrado verdadeiros aliados.

A Marca Engenharia, especializada em edificações comerciais, residências e industriais, vislumbrou na criação de aplicativo próprio uma ferramenta inovadora para manter o controle do que acontece nas obras que administra e evitar o desperdício de materiais, assim como otimizar a gestão do tempo e a eficiência de sua comunicação.

A Construtora com 16 anos de atividades e mais de 300.000 m² de área construída, ampliou sua área de atividades do Recife para todo o Brasil; por isso sentiu a necessidade de reforçar e otimizar a comunicação em todos os seus canteiros de obras com a inclusão do Marca Report. O App dispõem de informações sobre o avanço físico e o financeiro da obra, relatório fotográfico, chats e diversas outras conveniências que possibilitam ao cliente e colaborador estar sempre conectado ao que acontece na obra.

João Eduardo Marinho, diretor da Marca, explica que, em construção civil, é normal acontecerem muitas mudanças durante a execução de projetos. “Essas alterações fogem do planejamento e, para cada uma delas, é preciso se comunicar rapidamente com todos os envolvidos. Além disso, o cliente é o maior beneficiado, com a qualidade da construção e um custo menor, resultado do não desperdício.”

Notícias relacionadas